Imagem externa da Sala

Igarassu recebe um Parque de Estudo e Reflexão em dezembro de 2022

Inauguração da Sala de Meditação em Igarassu

Farol pela Não Violência está sendo construído em Pernambuco.

Parques de Estudo e Reflexão

Espaços abertos onde as pessoas se encontram para estudar e refletir sobre a condição e evolução humana. Essa é proposta dos Parques de Estudo e Reflexão, hoje espalhados pelos cinco continentes (atualmente são 4 Salas de Meditação e 55 parques no mundo). Entre eles está o Parque Igarassu, no município de Igarassu, localizado na Região Metropolitana de Recife.

O projeto foi idealizado e realizado pela organização global A Escola, inspirada no humanismo universalista do argentino Mário Rodrigues Cobos (1938-2010), conhecido como Silo. Autor de A Mensagem de Silo (Ed. Escrituras, 2008) e vários outros livros, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Academia de Ciências da Rússia, em 1982.

“Os parques são lugares de encontro e irradiação de uma nova espiritualidade que rejeita toda forma de violência e discriminação e que apela à dimensão sagrada da mente humana para encontrar liberdade e sentido”, afirma Eduardo Gonzalo, um dos idealizadores do Parque de Reflexão de Mikebuda, na Hungria. “Qualquer ser humano, sejam quais forem suas crenças, pode participar desse caminho afetivo e experiencial.”

Os parques têm entre 5 mil e 15 mil metros quadrados de área e seguem um mesmo padrão, dentro do espaço existem construções que são chamadas de elementos do Parque. Todos os elementos construídos são financiados através de doações de pessoas de várias partes do mundo. Assim como, todas as pessoas que atuam nos projetos são voluntárias. Dentre os elementos do Parque estão o Portal, o Centro de Trabalho, a Fonte, a Sala de Meditação, o Monolito, a Sala multiuso e a Estela (com nomes das pessoas que viabilizaram a concretização do projeto).

Sala de Meditação

A sala de meditação é um lugar disponível para ser “preenchido” pelas pessoas. Uma construção diferenciada, a forma esférica da sala leva a sentir-se incluído nela e experimentar uma conexão profunda com si mesmo.

Sala de Meditação do Parque de Estudo e Reflexão La Reja/Argentina
Sala de Meditação do Parque de Estudo e Reflexão La Reja/Argentina

Com quatro entradas, ao adentrar-se nela, um espaço semiesférico vazio, no qual as pessoas ficam de forma circular e concêntrica, todos no mesmo nível. É um espaço aberto, vazio e sem ícones, imagens ou símbolos. A Sala proporciona a prática meditativa, buscando silenciar o ruído interno e externo para tomar contato com a força interior em prol de uma vida mais coerente com o que se pensa, sente e se realiza, tratando os demais como queremos ser tratados.

Na cidade de Paraisópolis, em Minas Gerais foi construída a Sala Sul de Minas e na cidade de Tobias Barreto, em Sergipe será inaugurada em novembro uma Sala de Meditação.

Interior da Sala de Meditação
Interior da Sala de Meditação

A construção da Sala de Meditação em Igarassu começou no início do ano de 2022 e passou por várias etapas desde a fundação, passando pelos pilares, vigas, a construção semiesférica até os detalhes finais.

Etapas da construção da Sala de meditação
Etapas da construção da Sala de meditação

Parque Igarassu: um farol de não violência

O Parque de Estudo e Reflexão Igarassu é um espaço voltado para o bem comum. Iniciou em 2010 atividades pela não violência e contra a intolerância e a discriminação. Foram realizadas várias atividades nos últimos 12 anos nas cidades do Recife, Olinda, Abreu e Lima em escolas, institutos, ONGs e universidades promovendo a não violência. Igarassu, cidade que é um marco histórico do Brasil terá o segundo parque brasileiro com uma Sala de Meditação. O primeiro construído foi Parque Caucaia, localizado em Cotia em São Paulo e o terceiro ficará em Maricá, no Rio de Janeiro.

Mais que um projeto pessoal ou social, um propósito maior voltado ao sentido da vida e a superação do sofrimento humano. O objetivo do espaço é a qualificação pela não violência ativa, oferecendo práticas de meditação, autoconhecimento, cerimônias de Bem Estar e contato com a Força interior entre outras.

Em Igarassu realizou-se atividades abertas nos finais de semana e em algumas datas específicas: em maio se comemora o Dia do Testemunho e, em outubro, atividades de formação pela educação pela não violência nas escolas e o Dia Internacional da Não Violência (nascimento do líder indiano Mahatma Gandhi). São realizados também encontros de reflexão, seminários de formação baseados nos princípios do novo humanismo e oficinas de materiais (barro, gesso, cerâmica, metais, etc.). As atividades visam o autoconhecimento, a meditação e o contato com a história da evolução humana. Na oficina de conservação, por exemplo, recorda-se o ritual da produção do fogo: tenta-se acender um fogo (tarefa que pode levar meses), imaginando-se o início dos tempos. De acordo com a concepção dos ensinamentos de Silo, nas oficinas “observa-se a associação entre os estados internos e as operações externas e procura-se alcançar beleza, proporção e ordem, ao mesmo tempo em que se vai alcançando permanência”.

Atividades de Inauguração

01 e 02/12 – Atividades na cidade de Igarassu

03 e 04/12 – Inauguração da Sala de Meditação

Atividades de Confraternização

Cerimônias de meditação de Bem Estar e Força Interna

Contato para maiores informações:

Vinicius Pereira – (81) 99135-6966  –  (81) 99127-9225